quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

DESBRAVADORES



ELENCO EM DESTAQUE:
Karl Urban
Moon Bloodgood
Russell Means

DIREÇÃO:
Marcus Nispel




Simplesmente um lixo. Perca de tempo total. Sem falar na difamação de uma das maiores e mais barbudas civilizações lutadoras que já pisou na Terra. Desbravadores(Pathfinder) vai contra tudo o que você já ouviu falar dos vikings. Achava que eram grandes lutadores providos de coragem? Que apesar de um povo saqueador, prezava a vida dos companheiros? Que a estratégia era um dos seus pontos fortes? O filme despreza todos esses fatos históricos e faz uma piada para os amantes da cultura nórdica.

Karl Urban vive um garoto viking que é o único sobrevivente de uma sangrenta batalha de navios, na América do Norte. Criado por índios nativos, ele se torna parte de uma tribo, convivendo normalmente na sociedade, mesmo eles sabendo do sangue que ele carrega. Quinze anos se passam e seu antigo povo volta a explorar as mesmas terras para tentar domina-las. Cabe então ao jovem índio-nórdico salvar sua nova família.

A história já batida, de um jovem que tem de lutar contra seu povo cruel para salvar os bonzinhos e blá blá blá, não é a única coisa ruim de Desbravadores. As cenas de ação são dignas de Rambo e Chuck Norris. É impossível de engolir como um garoto que é criado por uma civilização pacífica consegue enfrentar sozinho uma horda de vikings. O cara parece que teve treinamento especial do B.O.P.E. Faz milhões de armadilhas de uma hora para outra e brande uma espada como se fosse o Aragorn. Só um detalhe, ele nunca tinha lutado com ninguém antes. Mas sabem como é, né. O sangue lutador dos seus antepassados corre em suas veias. Claro. A explicação mais plausível que poderia vir na cabeça dos produtores.



Os cortes também contribuem para piorar as cenas de luta. O enquadramento não ajuda. Fica muito próxima a ação, dificultando a visão e a compreensão do que está acontecendo. E a tentativa de baixa iluminação para tornar o filme mais atraente, acaba piorando tudo. Quase não se da para ver os movimentos dos atores e dos ambientes.

Mas o pior de tudo é mesmo as atitudes dos vikings. Não me conformei ainda com isso. Fizeram deles uns burros traidores que caem em qualquer pegadinha do herói. Nunca vi um viking(nunca vi mesmo) ser otário o bastante para querer caminhar em gelo fino. De uma simples pedrada fazer um estrago no desfiladeiro. De não terem inteligência para seguir a trilha mais obvia e não ter de precisar ir atrás do mocinho para acabar logo com tudo.

Então sejam vikings e destruam as cópias de Desbravadores quando virem uma. Não façam a barba por uns dois meses, comprem um machado e um elmo no Amazon,com, e invadam sua locadora para acabar com esse desrespeito que fizeram com eles . E com nós. Pois todos têm um lado viking escondido. Seja por gostar de gritar ahrrrrrrrrrrr a qualquer hora, ou poder se casar com várias mulheres e não ser preso.

4 comentários:

Tyago de Paula Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tyago de Paula Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tyago de Paula Ferreira disse...

Cara, por incrível que pareça, ví esse filme hoje!

Concordo plenamente com você...
Achei o filme horrível.
O terminei de ver de teimoso...

Anônimo disse...

Cara muito violento este filme. E o tom azul do filme me deu um pouco de náuseas. rsrs Mas tem filmes piores que este.