quinta-feira, 20 de setembro de 2007

The Bridge: A Ponte



Diretor: Eric Steel





Quando ouvi falar no documentário The Bridge admito que só me interessei pelo fato se tratar sobre suicidas que se atiram de pontes. Eu como todos vocês(ahh, pegadinha do malandro!!!) também tenho o meu lado cruel e curioso, e queria saber o porque de fazer ato tão destrutivo. Achei que o diretor Eric Steel poderia explicar o motivo da ponte Golden Gate, principal ponto turístico da cidade de São Francisco, ser o local onde o maior número de pessoas em todo mundo, resolvem tirar suas vidas. Passaram-se duas horas de filme, algumas lagrimas e reflexões, mas não obtive respostas.

Eric Steel faz de The Bridge algo inconsistente. Não ruim, mas inconsistente. Um tema de tal relevância deveria ser muito melhor abordado do que apenas com depoimentos e imagens dos pulos, que o próprio diretor captou. Os depoimentos pouco acrescentam para o espectador entender a razão dos suicídios. São apenas relatos de familiares dizendo que a pessoa sofria de depressão, não conseguiam engrenar na vida e coisas do tipo. O charme da ponte, que atrai tantos adeptos do fim da vida, pode ser um dos motivos, porém o diretor não sabe realmente o por que do local, e isso tira meio que desgasta o filme.

Um ponto também que intriga no longa, é se seria falta de ética do diretor captar as imagens e saber que as pessoas iriam se matar e não avisar as autoridades. Muitos críticos o rotularam como sensacionalista e aproveitador, mas será que esses imagens feitas por Eric não podem salvar mais vidas no futuro do que aquelas do filme?

The Bridge é um bom documentário.Tem uma excelente fotografia e faz a pessoa que está vendo pensar sobre o assunto. Mas esperava mais dele.


Nota: 5/10

Nenhum comentário: